Menu Principal

terça-feira, 22 de março de 2016

10 Motivos Para Admirar J. K. Rowling

Muitos podem pensar que nós a admiramos só porque ela escreveu uma série de livros que fez parte da nossa infância, ou simplesmente, livros que marcaram nossas vidas. Mas se conhecermos um pouco mais da vida de J. K. Rowling veremos o quanto essa mulher é fantástica e merece ser admirada por todos. 



1. Desde criança..
Sua paixão pela literatura despertou muito cedo, tendo escrito seu primeiro livro logo aos 5 ou 6 anos.

2. Passou por diversas dificuldades..
Perdeu sua mãe ainda jovem, depois de um casamento um tanto turbulento passou por um divórcio, teve que ser sustentada pelo governo e anos mais tarde ainda teve que enfrentar uma depressão, momento que, segunda ela, foi o fundo do poço de sua vida. Mas, acima de tudo, Rowling descreve o seu fracasso como libertador: 

"Fracasso significava um descascamento da inessentia. Eu parei de fingir para mim mesma que eu era nada além do que eu era, e começei a dirigir toda a minha energia para terminar o único trabalho que importava para mim. Eu realmente tinha conseguido qualquer outra coisa, eu poderia nunca ter encontrado a determinação para ter sucesso em uma área onde eu realmente pertencia. Fui posta em liberdade, porque o meu maior medo tinha sido realizado, e eu ainda estava viva, e eu ainda tinha uma filha a quem eu adorava, e eu tinha uma máquina de escrever antiga, e uma grande idéia. E assim o fundo do poço tornou-se uma base sólida sobre a qual eu reconstruí minha vida."

3. Foi rejeitada diversas vezes..
Sim, a grande obra da escritora (Harry Potter) não foi de cara um sucesso absoluto, muito pelo contrário. O primeiro livro da série chegou a ser rejeitado 12 vezes e ainda recebeu um insulto de um dos editores, sugerindo que a escritora "não perdesse mais nem um dia de trabalho". Mas a insistência de Rowling deu resultados, conseguindo a primeira publicação em 30 de Junho, pela Bloomsbury.


4. Quebrou tabus..
O seu nome verdadeiro é Joanne Rowling, mas a escritora é mais conhecida pelo pseudônimo que utilizou em suas obras: J. K. Rowling.
Quantos de vocês já se perguntaram porque ela abreviou o nome dessa maneira? Pois é amigos, a resposta é simples: Quando finalmente chegou a hora de publicar seu livro, foi sugerido que abreviasse o seu nome, pois achavam que os meninos não gostariam de ler um livro escrito por uma mulher. Parece idiotice pensar dessa maneira, não é mesmo? Mas, infelizmente naquela época essa era a realidade. Talvez isso que a editora sugeriu não fosse um preconceito necessariamente deles, mas de uma sociedade inteira. O que importa nessa história toda é que, depois de Harry Potter, as pessoas se deram conta que as mulheres podem sim escrever muito bem para todos os públicos possíveis. E hoje, graças a mulheres como Rowling, todas elas podem escrever livros maravilhosos, sem que o fato de ser mulher a desmereça em algo.


5. Se tornou bilionária.. 
O sucesso de seus livros foi estrondoso. Eles foram traduzidos para mais de 64 idiomas, venderam milhões de cópias pelo mundo todo e tornaram a autora a primeira pessoa do mundo a se tornar bilionária (em dólares) escrevendo livros, de acordo com estimativa da Forbes em 2004.

6. Perdeu o status de bilionária..
E porque isso seria um motivo para se orgulhar? Pela forma que a fez perder tanto dinheiro: doações. Após o fenômeno de Potter, a escritora resolveu se envolver em vários projetos de caridade. Fundou uma clínica médica só para tratamento de esclerose múltipla - doença que matou a sua mãe em 1990 - , fundou a instituição beneficente Lumus, que tem como objetivo melhorar os direitos infantis e a vida de jovens em condições precárias, sem falar que Rowling doou 100 milhões de libras para a Universidade de Edimburgo. Enfim, a lista de doações é imensa, e podemos concluir que ela seria a primeira pessoa a sair da lista da Forbes por esse motivo.

7. Sempre presente nas redes sociais..
Todos os dias ela é bombardeada por centenas de perguntas no Twitter, e é óbvio que seria impossível responder todas elas, mas, inúmeras pessoas já tiveram a honra de ter suas perguntas respondidas pela autora, que sempre reserva um tempinho para interagir com os fãs.

8. Criou todo o universo mágico que tanto amamos..
E é óbvio que eu não poderia deixar de falar disso como um motivo para admirá-la rs. E não é só Harry Potter, "um bruxinho qualquer", como muitos pensam, não. É um universo mágico gigantesco. São histórias que nos inspiram coragem, e nos ensinam o valor da amizade e do amor.

9. Um universo que só cresce..
Quem pensa que J. K. parou apenas nos sete livros de Harry Potter , está muito enganado. A cada dia mais a autora enriquece essas histórias com novas informações, novos contos, novos livros. E aquele universo que achávamos que conhecíamos, a cada dia mais se mostra como algo bem maior do que podemos imaginar.
Confira aqui as últimas obras que nos aguardam.

10. Oficialmente honrada..
E se isso não foi suficiente para te fazer acreditar que essa mulher merece todo o nosso respeito e admiração, veja algo oficial: J. K. Rowling foi eleita pela Enciclopédia Britânica uma das 300 mulheres que mudaram o mundo, ao lado de Oprah Winfrey, Marilyn Monroe e Joana d'Arc.

Se eu fosse você não perderia tempo e se possível iria agora conhecer as obras dessa grande escritora, tenho certeza que você não vai se arrepender.
Bom, vou ficando por aqui, espero que tenham gostado e até uma próxima \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário